Coaching para Concursos

Coaching, na definição apresentada pela Wikipédia, “é um processo definido como um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar as metas de curto a longo prazo através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.”

O coach de concursos, em outras palavras, é o profissional que trabalha diretamente com o candidato, buscando auxiliá-lo em sua preparação para concursos públicos, otimizando o tempo de estudo e identificando os erros e dificuldades neste processo.

Sobre o coach

O primeiro processo seletivo para o qual Marcelo Hirosse se preparou foi o vestibular da UnB (CESPE). Tendo participado do Programa de Avaliação Seriada – PAS (1999 a 2001) e prestado o vestibular tradicional do segundo semestre de 2001, foi aprovado em ambas as provas, conquistando, assim, sua vaga no curso de graduação em Engenharia de Redes de Comunicação, à época o curso que possuía a segunda maior nota de corte para ingresso naquela Universidade.

Sua preparação para concursos públicos começou efetivamente em 2005 e com 1,5 meses de estudo realizou seu primeiro concurso, o da CAESB (Fundação Universa), para o cargo de Técnico em Telecomunicações, no qual foi aprovado em 2º lugar. Estava à época estudando para o concurso de Técnico do BACEN (Fundação Carlos Chagas). Um mês depois, ou seja, com 2,5 meses de estudo, realizou a prova da mencionada autarquia e foi aprovado em 26º lugar.

Já em 2008, após a conclusão do ensino superior – no final de 2006, decidiu prestar um concurso para Analista e escolheu como alvo o STJ (CESPE). Assim que saiu o edital iniciou seus estudos e em 2,5 meses realizou a prova. Aproveitou a oportunidade e também prestou o concurso de Técnico Judiciário. Como resultado, foi aprovado em ambos, sendo que no cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa ficou classificado em 5º lugar.

Após a aprovação nos mencionados concursos, utilizando pouco tempo de estudo, e mais de três anos do blog “Concurso Descomplicado”, disseminando conhecimento e ajudando aqueles que lutam pelo ingresso no serviço público, em junho/2012, resolveu desenvolver o trabalho de coaching para concursos, com o fim de ensinar técnicas de estudo e ajudar o candidato a trilhar seu caminho sempre envolvido pela tríade da aprovação: foco, planejamento e determinação.

Serviços Oferecidos

O coaching para concursos abrange os seguintes serviços:

  •  Orientação quanto à tomada de decisões:
    - Há quem deseje prestar concursos com o simples objetivo de se tornar servidor público, ou seja, não há um certame em mente. Dessa forma, por meio da análise do perfil do coachee e de alguns editais, sugere-se o foco em determinado cargo/concurso. Ressalte-se que essa definição é crucial para a elaboração do planejamento do estudo.
  • Análise de edital:
    – Faz-se a análise do edital objeto dos estudos do coachee, com indicação dos principais pontos, buscando-se a melhor estratégia na preparação.
  • Análise bibliográfica:
    – Previamente, faz-se a análise dos materiais que o coachee possui. Caso não sejam suficientes para a preparação, serão indicados livros/apostilas/cursos que apresentem o melhor custo x benefício para o coachee, observando-se o concurso que este pretende prestar, o perfil do candidato, o tempo de estudo até a prova e o custo da aquisição.
  • Planejamento do estudo:
    – Preliminarmente, faz-se uma entrevista para conhecer o dia-a-dia do coachee e, assim, determinar a melhor forma de utilização do tempo disponível para o estudo, para possibilitar a elaboração, de forma minuciosa, da grade horária de atividades;
    – Com base na análise de edital, na grade horária de atividades e nas informações apresentadas pelo coachee, são elaborados ciclos de estudo com a indicação das disciplinas a serem estudadas em determinado período.
  • Controle de resultados:
    – O controle de resultados é periódico, assim críticas, elogios, questionamentos e sugestões serão feitos pelo coach, a depender do desenvolvimento e cumprimento de metas pelo coachee;
    – Nesse momento, os aspectos quantitativos (horas de estudo) e qualitativos (conteúdo estudado e resultados práticos) são mensurados.
  • Orientação quanto à(s) forma(s) de estudar:
    – O coachee será orientado acerca da alocação do tempo para o estudo da teoria e para a prática de exercícios;
    – Quando elaborar resumos e mapas mentais? Eis uma pergunta que merece especial atenção e será respondida quando da realização do coaching.
  • Acompanhamento do coachee:
    - Os serviços de coaching são realizados precipuamente pela via virtual – utilizando-se de correio eletrônico (dessa forma, mesmo à distância é possível desenvolver as atividades). Qualquer dúvida/dificuldade poderá ser enviada via e-mail/WhatsApp ao coach;

    – Adicionalmente, o coachee tem o direito de marcar sessões de coaching presenciais ou à distância – a depender do plano contratado.
  • Acompanhamento do concurso:
    – Toda informação que o coach tomar conhecimento, referente ao concurso que o coachee pretende prestar, será devidamente comunicada. É atribuição do coach acompanhar o concurso e verificar possíveis alterações do certame.
  • Apoio motivacional:
    – É árdua a batalha pela tão sonhada vaga no serviço público, abdicar é a palavra chave neste momento, seja da vida social, de momentos de lazer, do futebol às quartas-feiras, ou da novela das 9h. É preciso estar envolvido pela chamada tríade da aprovação: foco, planejamento e determinação. Quando faltar motivação, o coach buscará meios de contornar os obstáculos e auxiliar o coachee a se manter firme nos estudos.

Quero falar com
Marcelo Hirosse



Compartilhe